Cidades Rio Preto - SP
Escolas intensificam ações de combate à dengue em novembro
Atividades envolvem alunos, famílias e parcerias com agentes de saúde
14/11/2025 18h53
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

As atividades educativas contra a dengue ganham força em toda a rede municipal de ensino durante o mês de novembro, em um trabalho conjunto das Secretarias de Educação e de Saúde. O objetivo é reforçar o aprendizado sobre maneiras de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. 

As unidades de ensino desenvolvem o tema de forma contínua e participativa ao longo de todo ano, mas as iniciativas são intensificadas ao longo do mês de novembro e contam com a participação de representantes da Saúde. 

Atividades nas escolas

Entre as ações realizadas em novembro estão rodas de conversa, produções artísticas, jogos educativos, campanhas de conscientização e parceria com agentes de saúde. Os alunos também produzem cartazes, panfletos e vídeos com orientações de prevenção, além de participar de vistorias nos espaços escolares e das chamadas “patrulhas contra a dengue”, que ajudam a manter os ambientes limpos e livres de água parada (veja detalhes ao fim do texto).  

As atividades são planejadas por professores de todas as etapas de ensino e envolvem famílias e a comunidade, ampliando o alcance das informações. Em algumas escolas, os estudantes atuam como “detetives da dengue”, monitorando possíveis criadouros e registrando boas práticas, enquanto outras promovem palestras em parceria com as Unidades Básicas de Saúde.

Semana temática

As ações educativas sobre o combate à dengue estão previstas na Resolução nº 34/2024 da Secretaria Municipal de Educação, que determina a realização de duas semanas temáticas anuais sobre o tema, uma em março e outra em novembro, integrando o planejamento pedagógico das escolas.

Campanha estadual

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, participa também da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, com ações em toda a cidade entre os dias 10 e 14 de novembro. A campanha envolve as secretarias de Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trânsito, GCM, Defesa Civil e Emurb, com o objetivo de reforçar a prevenção e o combate ao mosquito, além de alertar sobre o aumento de acidentes com escorpiões nesta época do ano.

Vacinação

Rio Preto é uma das cidades contempladas pelo Ministério da Saúde com a vacina contra a dengue. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e é aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.“É uma vacina segura, eficaz e que protege contra os quatro sorotipos da dengue. A vacinação é uma das nossas principais estratégias de prevenção e complementa o trabalho de controle do vetor”, destacou a gerente de imunização, Michela Barcelos.


Confira algumas ações

Escola Dr. Cenobelino de Barros Serra


Escola Elvira de Guzzi Ribeiro


Escola Rubens Cintra Damião


Escola Halim Atique


Escola Regina Mallouk


Escola Flávio Fasanelli Rodrigues


Escola Pinócchio


Escola Dunalva do Amaral Farath


Escola Maria Faria de Vasconcelos


Escola Amaury De Assis Ferreira


Escola Dured Fauaz