Cidades Rio Preto - SP
Agentes de Saúde passam por nova capacitação sobre arboviroses
Encontro tem como objetivo reforçar o plano de trabalho no combate ao Aedes
19/11/2025 21h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A Secretaria de Saúde de Rio Preto promoveu, nesta terça-feira (18/11), uma nova capacitação para os agentes de saúde sobre arboviroses. O encontro teve como objetivo fortalecer o Plano de Contingência 2025–2026, que prevê ações contínuas de monitoramento, prevenção, controle e assistência.

Os 380 agentes de saúde do município participaram da capacitação, que incluiu dinâmicas de grupo, apresentação de casos e troca de experiências entre equipes. 

“Estamos reforçando a importância de cada etapa do trabalho em campo e atualizando os protocolos para garantir uma atuação ainda mais eficaz”, afirmou a gerente da Vigilância Ambiental, Camila Santana.

O trabalho dos agentes no combate ao Aedes é contínuo e envolve as visitas às residências, com orientação aos moradores, além da eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Nas visitas, os agentes de saúde também reforçam os cuidados para evitar acidentes com escorpiões.

Rio Preto sem dengue: a luta é de todos

A Prefeitura de Rio Preto segue atuando de forma integrada para intensificar o combate ao mosquito e aos escorpiões. As ações de zeladoria, limpeza urbana, aplicação de larvicidas de curta e longa duração, instalação e manutenção de estações disseminadoras de larvicida, entre outras atividades, continuam em execução.

Os mutirões de limpeza aos sábados, retomados em outubro, seguem acontecendo ao longo de novembro e dezembro, mobilizando equipes em diferentes regiões da cidade.

Para fortalecer as ações, a Secretaria reforça orientações simples que fazem diferença no dia a dia:

"Cada morador é peça fundamental nessa luta. Pequenas ações dentro de casa fazem uma grande diferença para toda a cidade", destacou Camila Santana.