
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Rio Preto garantiu à instituição, na última sexta-feira, 5/12, o Prêmio Paulista de Qualidade em Gestão, na categoria Inovação. A cerimônia ocorreu no auditório da Alesp, em São Paulo. Representaram a corporação o comandante Marcos Boaventura, o coordenador da Patrulha, subinspetor Augusto Neves, e o assessor da Secretaria Municipal de Segurança, coronel Ubirajara Pisani.

No mês de outubro, o subinspetor Augusto Neves apresentou o trabalho desenvolvido pela Patrulha à banca avaliadora do PPQG. A inscrição da GCM foi realizada pelo assessor da Secretaria Municipal de Segurança.
Criada em 2020, a Patrulha Maria da Penha já atendeu mais de 6 mil mulheres em Rio Preto, sendo considerada um serviço inovador por suprir uma lacuna histórica no atendimento às vítimas de violência doméstica.
O trabalhoInstituída em parceria com o Tribunal de Justiça em 9 de março de 2020, a Patrulha Maria da Penha oferece acompanhamento direto e contínuo às mulheres que possuem medida protetiva. O Tribunal encaminha os casos à GCM, que passa a realizar visitas periódicas para verificar o bem-estar da vítima, identificar tentativas de aproximação do agressor e ofertar apoio, inclusive psicossocial, quando necessário.Quando há descumprimento da medida protetiva — seja flagrado durante as visitas, informado pelo telefone 153 ou registrado pelo aplicativo “Botão Mulher Segura” — os guardas realizam imediatamente a prisão do agressor, encaminhando-o à Delegacia de Defesa da Mulher.
O prêmioO Prêmio Paulista de Qualidade em Gestão (PPQG) é promovido pelo Instituto Paulista de Excelência na Gestão (IPEG), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O reconhecimento destaca organizações públicas e privadas que se sobressaem por práticas de gestão inovadoras, sustentáveis e orientadas a resultados, alinhadas aos critérios ESG e aos fundamentos da Fundação Nacional da Qualidade. O objetivo é incentivar a melhoria contínua e a disseminação de boas práticas de gestão em todo o estado.
Patrulha Maria da Penha – Indicadores consolidados
Resultados gerais (2020 a novembro de 2025):• Zero feminicídios entre mulheres assistidas pela Patrulha desde sua criação, em 9 de março de 2020• 7.449 mulheres atendidas• 526 agressores presos em flagrante por descumprimento de medida protetiva
Resultados de 2025:• 1.593 mulheres atendidas• 2.360 visitas preventivas realizadas• 105 agressores presos em flagrante por descumprimento de medida protetiva
Efetivo:• 10 GCMs destacados exclusivamente para as visitas da Patrulha Maria da Penha• Toda a corporação é acionada em casos de descumprimento de medida protetiva