
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, participa da Semana Estadual de mobilização contra o Aedes aegypti, com ações em toda a cidade entre os dias 10 e 14 de novembro.
O objetivo é reforçar as orientações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungya e febre amarela urbana, além de chamar a atenção da população para os cuidados necessários para prevenção de acidentes com escorpiões, que também se proliferam em ambientes domésticos.
A programação começa nesta segunda-feira, 10/11, no Terminal Urbano Central, onde a equipe da Vigilância Ambiental estará com uma bancada expositiva, com materiais informativos, maquetes, mock up e exemplares de escorpiões e larvas do Aedes.
"Queremos reforçar que a prevenção começa com pequenas atitudes: olhar o quintal, tampar caixas d’água, eliminar recipientes com água parada e manter o ambiente limpo são gestos simples que fazem toda a diferença.", afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Andreia Negri.
A bancada também será levada ao Hospital Municipal na terça-feira, 11/11, e em outros locais de grande circulação de pessoas ao longo da semana. Na quarta-feira, 12/11, as Secretarias de Trânsito, Segurança Pública, Guarda Municipal e Defesa Civil se unem à Saúde para uma Blitz, onde será feita panfletagem e orientações a motoristas e pedestres.
As unidades básicas de saúde também promoverão ações ao longo da semana, levando atividades lúdicas a escolas, centros esportivos e empresas, mobilizando crianças, jovens e idosos na luta contra a dengue e outros agravos.
A mobilização também vai contar com a parceria das Secretarias de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Emurb.
Na luta contra a dengue e contra acidentes com escorpiões, é fundamental que cada morador adote medidas simples de prevenção dentro de casa.
Semanalmente, é importante verificar o quintal e o interior da residência em busca de possíveis criadouros do mosquito e esconderijos de escorpiões.
São atitudes rápidas, que levam apenas dez minutos por semana, como tampar caixas d’água, eliminar recipientes com água parada, manter o lixo bem fechado e evitar o acúmulo de entulhos.
Rio Preto é uma das cidades elencadas pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a dengue. O imunizante é aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e está disponível em todas as unidades básicas de saúde.
“É uma vacina segura, eficaz e que protege contra os quatro sorotipos da dengue. A vacinação é uma das nossas principais estratégias de prevenção e complementa o trabalho de controle do vetor", reforçou a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.