Quarta, 04 de Fevereiro de 2026
21°C 29°C
São Paulo, SP

Nova estação Chucri Zaidan, da Linha 17-Ouro, vai conectar o polo corporativo da Berrini ao aeroporto de Congonhas

Localizada em um ponto estratégico da cidade, a estação já alcançou 92% das obras civis e vai atender uma região comercial na inauguração

Redação
Por: Redação Fonte: Secom SP
04/02/2026 às 12h15 Atualizada em 04/02/2026 às 13h05
Nova estação Chucri Zaidan, da Linha 17-Ouro, vai conectar o polo corporativo da Berrini ao aeroporto de Congonhas
Estação terá 6.045 m² de área construída, distribuídos entre plataforma, mezanino e acessos, com 8 escadas rolantes, 5 elevadores e 10 bloqueios, garantindo conforto e acessibilidade

A futura estação Chucri Zaidan, da Linha 17-Ouro do Metrô, avança para a fase final de construção e será um dos principais pontos de conexão para quem circula pela zona sul da capital paulista. Localizada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, entre as avenidas Jurubatuba e Dr. Chucri Zaidan, a estação vai oferecer acesso facilitado à região da Berrini, um dos maiores polos corporativos da cidade, conectando a região ao aeroporto de Congonhas.

Com 92% das obras civis concluídas e 80% de avanço na instalação dos sistemas, a estação já recebeu estruturas metálicas, áreas de circulação e equipamentos como escadas rolantes e elevadores. Nas próximas semanas, serão finalizados os trabalhos de acabamento e iniciados os testes dos sistemas de comunicação e sinalização, preparando o espaço para receber os trens da frota que já está em São Paulo.

Conheça a estação:

[Post Instagram]

A estação terá 6.045 m² de área construída, distribuídos entre plataforma, mezanino e acessos, com 8 escadas rolantes, 5 elevadores e 10 bloqueios, garantindo conforto e acessibilidade. A plataforma central terá 60 metros de comprimento, projetada para atender milhares de passageiros diariamente.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

A Estação Chucri Zaidan contará com baias para integração com linhas de ônibus da SPTrans, bicicletário com 100 vagas e conexão direta à ciclovia da Avenida Jornalista Roberto Marinho, incentivando a mobilidade ativa. O projeto também inclui soluções sustentáveis, como ventilação e iluminação natural e captação de água pluvial para irrigação e limpeza, reforçando o compromisso do Metrô com práticas ambientais.

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

Linha 17-Ouro

Prevista para março de 2026, a Linha 17-Ouro vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária , beneficiando mais de 93 mil passageiros por dia. Com oito estações e 6,7 km de extensão, o novo monotrilho vai reduzir o tempo de deslocamento e ampliar a integração com outros modais, fortalecendo a mobilidade urbana na cidade.

Agência SP apresenta a Linha 17-Ouro estação por estação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.