Terça, 11 de Novembro de 2025
14°C 26°C
São Paulo, SP

Muniz Freire conta com auxílio do Estado para a reestruturação da cidade após forte temporal

O Governo do Estado segue dando suporte ao município de Muniz Freire após as fortes chuvas que atingiram a região na última semana. Nesta segunda-f...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
10/11/2025 às 23h21 Atualizada em 11/11/2025 às 09h37
Muniz Freire conta com auxílio do Estado para a reestruturação da cidade após forte temporal
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

 

O Governo do Estado segue dando suporte ao município de Muniz Freire após as fortes chuvas que atingiram a região na última semana. Nesta segunda-feira (10), o vice-governador Ricardo Ferraço esteve na cidade para reforçar as ações de amparo aos moradores e de recuperação das estruturas danificadas pelo temporal, além de acompanhar o trabalho das equipes estaduais que atuam na linha de frente.

“Nós estamos auxiliando o prefeito na reconstrução do município e vamos trabalhar junto com os empreendedores que foram fortemente atingidos pelas chuvas. O apoio necessário será garantido para recuperar estragos e amenizar perdas. Estamos com diversas frentes estruturadas pelas Secretarias e Órgãos do Governo do Estado para o desenvolvimento de ações por aqui”, afirmou Ricardo Ferraço.

Com a atuação integrada das Defesas Civis Municipal e Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), a população vem recebendo suporte para a reorganização da cidade após os ventos fortes e a chuva de granizo que provocaram danos, sobretudo na zona rural.

O temporal causou prejuízos em diversos pontos do município, como a escola municipal que atende cerca de 900 alunos. Alguns equipamentos públicos seguem interditados, entre eles as sedes das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e da própria Defesa Civil. As rodovias estaduais e vias urbanas já foram liberadas, mas ainda há estruturas que necessitam de reparos.

O prefeito de Muniz Freire, Dito Silva, destacou a importância da assistência às famílias. “É preciso sensibilidade com as pessoas afetadas. Isso tem sido demonstrado pela ajuda do Governo do Estado e pelo município , que abraçaram a causa. Estamos juntos trabalhando dia e noite desde a tempestade”, disse.

No momento, o município registra 181 pessoas desalojadas, três desabrigadas e cerca de 519 famílias atingidas. Esse número pode aumentar conforme avançam os atendimentos de saúde e assistência social em áreas rurais de difícil acesso.

A Defesa Civil Estadual está apoiando o município na organização das ações de resposta e no preenchimento dos documentos necessários para a solicitação de auxílio humanitário. Também foram distribuídos 350 kits dormitório, 100 cestas básicas, 100 kits de limpeza, 100 kits de higiene pessoal, cerca de duas mil telhas e disponibilizados recursos para a aquisição de mais unidades.

O temporal também causou perdas entre 250 e 300 hectares de lavouras de café. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura seguem avaliando a situação. A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) está definindo as ações para apoiar a recuperação da produção.

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) reforça que está pronta para atuar no apoio às famílias que poderão ser atendidas pelo Cartão Reconstrução, em diálogo com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

>

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.