Quarta, 12 de Novembro de 2025
14°C 26°C
São Paulo, SP

Prédio do antigo Albergue será destinado a imigrantes e trecheiros

O projeto prevê ações voltadas à regularização documental, orientação profissional e inserção no mercado de trabalho, além de oficinas culturais e ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
11/11/2025 às 20h45
Prédio do antigo Albergue será destinado a imigrantes e trecheiros
Foto: Colaboração/Lana Braga

A secretária de Desenvolvimento Social de São José do Rio Preto, Sandra Reis, liderou na tarde desta terça-feira, 11 de novembro, uma visita técnica ao prédio do antigo Albergue Noturno. O espaço passará por reestruturação e será reinaugurado como casa de passagem para imigrantes e trecheiros ( pessoas em trânsito pela cidade), com foco no acolhimento e na inclusão social.

De acordo com Sandra Reis, a visita teve como objetivo “desconfigurar o ambiente do antigo albergue” e adequar o local a um novo modelo de atendimento. A nova casa, cujo nome deverá ser definido ainda nesta semana, contará com 50 vagas, divididas entre pernoites e acolhimento temporário, voltadas a pessoas que permanecem por períodos curtos na cidade.

O projeto prevê ações voltadas à regularização documental, orientação profissional e inserção no mercado de trabalho, além de oficinas culturais e aulas de português voltadas à adaptação de imigrantes e famílias estrangeiras. “Queremos garantir que essas pessoas não percam sua dignidade nem precisem viver nas ruas”, explicou a secretária.

A mudança ocorre após a destituição da antiga diretoria do Albergue Noturno e a eleição de uma nova gestão, que procurou a Secretaria de Desenvolvimento Social para retomar a vocação original do espaço. “Na sua origem, o albergue foi criado justamente para acolher migrantes e pessoas de passagem. Essa nova fase resgata esse propósito e se alinha ao projeto que a Secretaria já vinha estruturando para o acolhimento e apoio profissional a imigrantes”, destacou Sandra Reis.

A reabertura da Casa do Migrante deve ocorrer nas próximas semanas, consolidando uma rede de acolhimento mais humanizada e integrada às políticas municipais de assistência social.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.