Sexta, 14 de Novembro de 2025
17°C 28°C
São Paulo, SP

Hospital Dr. Jayme Santos Neves reúne bebês prematuros em evento emocionante para o ‘Novembro Roxo’ na próxima segunda-feira (17)

A próxima segunda-feira (17) é marcada pelo Dia Mundial da Prematuridade e também o Dia Nacional da Prematuridade, no conhecido “Novembro Roxo”. No...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
14/11/2025 às 12h12
Hospital Dr. Jayme Santos Neves reúne bebês prematuros em evento emocionante para o ‘Novembro Roxo’ na próxima segunda-feira (17)
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

A próxima segunda-feira (17) é marcada pelo Dia Mundial da Prematuridade e também o Dia Nacional da Prematuridade, no conhecido “Novembro Roxo”. No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, e que é referência em atenção materno-infantil, na mesma data acontecerá a tradicional “Festa do Prematuro”. O encontro, que acontece às 15h, promete reunir bebês prematuros de cada ano de funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), desde 2013, quando foi inaugurada, até 2025, em um momento simbólico e emocionante.

“Todos os anos preparamos esse momento com muito carinho. A iniciativa busca dar esperança às mães que hoje acompanham seus filhos internados, mostrando que é possível alcançar a alta hospitalar com saúde e qualidade de vida”, contou Líbia Pimentel, gerente da unidade Materno Infantil do Hospital Dr. Jayme.

O “Novembro Roxo” é dedicado à conscientização sobre a prematuridade e aos cuidados com os recém-nascidos que chegam antes do tempo. A data, celebrada em 17 de novembro, busca sensibilizar a sociedade para os desafios enfrentados pelos bebês prematuros e suas famílias, além de valorizar o trabalho das equipes multiprofissionais envolvidas nesse cuidado.

Segundo Líbia Pimentel, a prematuridade pode trazer uma série de complicações à saúde dos recém-nascidos, como dificuldades respiratórias e de alimentação, maior vulnerabilidade a infecções, problemas neurológicos e possíveis sequelas em órgãos como coração, rins e olhos. Por isso, o acompanhamento especializado é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável e reduzir riscos futuros.

O Hospital Dr. Jayme, que é referência em atenção materno-infantil conta com 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) preparados para oferecer suporte integral aos bebês que necessitam de cuidados intensivos. “De janeiro a setembro deste ano, a unidade realizou 2.390 partos, sendo 932 de bebês prematuros, o que representa quase 40% do total”, informou a médica neonatologista da unidade, Silvia Louzada.

Além do evento no dia 17, nesta sexta-feira (14), o Hospital promoverá um encontro voltado aos profissionais da rede municipal de saúde da Serra, com foco na continuidade do cuidado aos bebês que recebem alta da unidade e passam a ser acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A proposta é fortalecer a integração entre os serviços e garantir um acompanhamento mais seguro e efetivo após o período hospitalar.

Serviço

Festa do Prematuro em alusão ao ‘Novembro Roxo’ no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Local: 1º andar do Hospital Dr. Jayme, em frente ao Auditório

Horário: às 15h

Data: segunda-feira (17)

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.