Sexta, 14 de Novembro de 2025
17°C 28°C
São Paulo, SP

Escolas intensificam ações de combate à dengue em novembro

Atividades envolvem alunos, famílias e parcerias com agentes de saúde

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
14/11/2025 às 18h53
Escolas intensificam ações de combate à dengue em novembro
Comunicação Social

As atividades educativas contra a dengue ganham força em toda a rede municipal de ensino durante o mês de novembro, em um trabalho conjunto das Secretarias de Educação e de Saúde. O objetivo é reforçar o aprendizado sobre maneiras de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. 

As unidades de ensino desenvolvem o tema de forma contínua e participativa ao longo de todo ano, mas as iniciativas são intensificadas ao longo do mês de novembro e contam com a participação de representantes da Saúde. 

Atividades nas escolas

Entre as ações realizadas em novembro estão rodas de conversa, produções artísticas, jogos educativos, campanhas de conscientização e parceria com agentes de saúde. Os alunos também produzem cartazes, panfletos e vídeos com orientações de prevenção, além de participar de vistorias nos espaços escolares e das chamadas “patrulhas contra a dengue”, que ajudam a manter os ambientes limpos e livres de água parada (veja detalhes ao fim do texto).  

As atividades são planejadas por professores de todas as etapas de ensino e envolvem famílias e a comunidade, ampliando o alcance das informações. Em algumas escolas, os estudantes atuam como “detetives da dengue”, monitorando possíveis criadouros e registrando boas práticas, enquanto outras promovem palestras em parceria com as Unidades Básicas de Saúde.

Semana temática

As ações educativas sobre o combate à dengue estão previstas na Resolução nº 34/2024 da Secretaria Municipal de Educação, que determina a realização de duas semanas temáticas anuais sobre o tema, uma em março e outra em novembro, integrando o planejamento pedagógico das escolas.

Campanha estadual

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, participa também da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, com ações em toda a cidade entre os dias 10 e 14 de novembro. A campanha envolve as secretarias de Cultura, Educação, Meio Ambiente, Trânsito, GCM, Defesa Civil e Emurb, com o objetivo de reforçar a prevenção e o combate ao mosquito, além de alertar sobre o aumento de acidentes com escorpiões nesta época do ano.

Vacinação

Rio Preto é uma das cidades contempladas pelo Ministério da Saúde com a vacina contra a dengue. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e é aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.“É uma vacina segura, eficaz e que protege contra os quatro sorotipos da dengue. A vacinação é uma das nossas principais estratégias de prevenção e complementa o trabalho de controle do vetor”, destacou a gerente de imunização, Michela Barcelos.


Confira algumas ações

Escola Dr. Cenobelino de Barros Serra

  • 1º ano: As atividades envolveram uma roda de conversa ilustrada com imagens do mosquito Aedes aegypti e a exibição do vídeo “Turma da Mônica Contra a Dengue”. Os alunos também fizeram um desenho do mosquito e participaram de uma “caça aos focos” simulada no jardim da escola. Como parte das ações, produziram um "Bilhete do Bem" contendo orientações para ser levado para casa.
  • 2º ano: Estudo do gênero textual informativo “panfleto”, exibição do vídeo “Dengue - tudo sobre o mosquito” e atividades sobre o ciclo evolutivo do Aedes.
  • 3º ano: Desenvolvimento de sequência didática sobre letra de música temática, produção de texto informativo e análise de manchetes jornalísticas com dados sobre o combate à dengue.
  • 4º ano: conscientização e exploração do ambiente escolar, por meio de uma “vistoria” feito pelos alunos, a fim de identificar possíveis focos de criação do mosquito, como grades de escoamento, jardins e brinquedos do parque.
  • 5º ano: Desenvolvimento da aula 28 do “Currículo em Ação” com o tema “Todos contra a dengue”, atividade reflexiva sobre a doença, e aula de arte com montagem do mosquito e confecção de cartazes.

Escola Elvira de Guzzi Ribeiro

  • Criação de “Patrulha Contra Dengue”.
  • Inspeção com funcionárias da brigada nos espaços da escola em busca de criadouros (realizada continuamente) observação, organização de espaços e compartilhamento de ideias para manter o ambiente limpo e sem água parada.
  • Após a ocorrência de chuvas, a patrulha virou objetos para eliminar água parada, fechou ralos, retirou água de pneus no quintal e esvaziou galões que acumulavam água do ar-condicionado.

Escola Rubens Cintra Damião

  • Em sala de aula: confecção de panfletos e cartazes informativos, rodas de conversa para discussão e troca de experiências e exibição de vídeos.
  • Com a comunidade: Envio de comunicados e panfletos via WhatsApp para os pais.

Escola Halim Atique

  • 1º ano: Os “Agentes Mirins de Combate à Dengue” realizaram inspeção pela escola, recolhendo objetos (tampas, saquinhos) e observando locais com acúmulo de água.
  • 2º ano: criação de cartazes informativos e plaquinhas ilustradas com mensagens de conscientização e prevenção.
  • 3º ano: Os “Detetives da Dengue” tiveram a missão de cuidar do ambiente de casa e registrar as ações praticadas (lavar potes de pets, colocar areia em vasos), além de conscientizar os familiares.
  • 4º e 5º anos: Projeto “Notícia em foco: juntos contra a dengue”, com leitura, análise e produção de textos informativos baseados em mídias (reportagens, notícias recentes), análise de dados (número de casos, regiões afetadas) e redação de textos para exposição.

Escola Regina Mallouk

  • 1º ano: Produção de um alfabeto temático, com termos relacionados à dengue, sintomas e combate, que será ilustrado nas aulas de Artes e distribuído aos estudantes.
  • 2º ano: Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro (Matemática/Ciências) sobre prevenção e cuidados, além de cartazes informativos (Língua Portuguesa) sobre limpeza de terrenos.
  • 3º ano: Trabalho com a música Turma da Mônica contra a dengue (Arte/Língua Portuguesa), estudo do ciclo de vida do mosquito (Ciências) e produção de cartazes de prevenção.
  • 4º ano: Estudo do gênero textual “folder” (Língua Portuguesa) com informações de combate à dengue, leitura de texto informativo sobre o Aedes aegypti (Ciências) e ilustração do folder (Arte).
  • 5º ano: Continuidade do trabalho com a Defesa Civil, com conversa sobre sintomas, prevenção e cuidados, seguida da elaboração de cartazes e panfletos para distribuição na escola.
  • Toda a escola: Palestra sobre dengue em parceria com a UBS Solidariedade.

Escola Flávio Fasanelli Rodrigues

  • Ações educativas em parceria com agentes de saúde da UBS Cidade Jardim.
  • Roda de conversa para identificação de criadouros do mosquito.
  • Contação de histórias: “O detetive João e a dona Rosa - caçando os mosquitos”.
CombateDengue escolas Flavio Fasaneli 1.jpeg

Escola Pinócchio

CombateDengue escolas Pinocchio.jpeg

Escola Dunalva do Amaral Farath

CombateDengue escolas Dunalva 1.jpeg

Escola Maria Faria de VasconcelosCombateDengue escolas Maria Faria.jpeg


Escola Amaury De Assis FerreiraCombateDengue escolas Amaury 1.jpeg


Escola Dured Fauaz

CombateDengue Dured Fauaz.jpeg 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.