
Horta comunitária criada por Zeca Pagodinho já distribuiu mais de 1 tonelada de alimentos: 'Dividir o que eu ganhei'
A iniciativa, que tem o apoio do Instituto Zeca Pagodinho, visa combater a insegurança alimentar, produzindo alimentos para a comunidade local através de agricultura agroecológica.
Além de fornecer alimentos para famílias em vulnerabilidade, cozinhas solidárias e escolas, o projeto também oferece capacitação para moradores sobre técnicas de cultivo.
Localização: Xerém, Duque de Caxias (RJ), em uma área de 8 mil metros quadrados que pertencia ao Zeca Pagodinho.
O projeto foi idealizado pelo filho do cantor, Luiz Carlos Silva, e conta com parcerias importantes com a Embrapa, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
A horta já tem mais de 11 mil mudas de hortaliças e 50 espécies de árvores frutíferas plantadas, com a meta de produzir 40 toneladas de alimentos por ano quando estiver em plena produção.
Beneficiados: Inicialmente, 10 famílias de agricultores são diretamente beneficiadas pelo projeto, recebendo formação e parte da produção. O objetivo é que os alimentos cheguem a creches, escolas e cozinhas solidárias da região.
"A vida tem que ser assim, ninguém pode viver sozinho. Tem que ser tudo dividido. É a vida, dividir o que eu ganhei", comenta o cantor sobre a iniciativa.
Ver essa foto no Instagram