
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Rio Preto, em parceria com o Cerest Estadual, promoveu uma capacitação para 44 profissionais de Rio Preto e de outros 24 municípios da região que atuam na área de Saúde do Trabalhador. A iniciativa, realizada a pedido do Ministério Público do Trabalho, teve como objetivo atualizar protocolos, fortalecer as notificações e qualificar a atuação das equipes.
Participaram enfermeiros, médicos e técnicos das vigilâncias epidemiológica e sanitária. A capacitação abordou os principais desafios no cuidado ao trabalhador, reforçando a importância das notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho como ferramenta essencial para orientar ações de prevenção e intervenção.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Andreia Negri, destacou que as notificações são fundamentais para identificar riscos e melhorar a segurança nas rotinas de trabalho. Já o articulador do Cerest Estadual, José Carlos do Carmo, explicou como as informações registradas possibilitam ações mais rápidas e eficazes junto aos municípios.
Também foram apresentados os fluxos de notificação e orientações para que cada gestor local adapte o processo conforme a realidade de seu município, reforçando a responsabilidade coletiva em garantir ambientes de trabalho mais seguros.
CEREST
O Cerest é um serviço especializado do SUS, de abrangência regional, que presta assistência a trabalhadores acometidos por doenças e agravos relacionados ao trabalho, independentemente de vínculo empregatício. Atua na Saúde e Segurança do Trabalho, com o objetivo de promoção, prevenção, recuperação e vigilância em saúde do trabalhador, por meio da avaliação dos ambientes e processos de trabalho, atendimento especializado e matriciamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Os atendimentos do Cerest incluem casos de acometimento ou suspeita de doenças e agravos relacionados ao trabalho; irregularidades em ambientes e processos de trabalho; dúvidas relacionadas à saúde e segurança do trabalho. Para ser atendido no Cerest, o trabalhador deve realizar agendamento por telefone.