
As unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) dão início nesta segunda-feira (24) à semana de recuperação e aprofundamento das aprendizagens do 2º semestre. Estudantes matriculados em classes do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio têm até o dia 28 para tirar dúvidas e rever conteúdos de todas as disciplinas do Currículo Paulista antes da prova final. Os exames foram antecipados para o período entre 2 e 4 de dezembro.
São encaminhados obrigatoriamente às aulas e prova de recuperação alunos com média igual ou menor a cinco. A nova nota substituirá a menor entre o 3º e 4º bimestres.
As provas são elaboradas pelas próprias unidades de ensino. Para língua portuguesa e matemática são reservadas 15 questões para cada componente. Para os demais, incluindo os itinerários formativos — exatas, humanas e técnico profissional —, as provas trazem 10 questões de cada disciplina para resolução dos estudantes.
“Essa é mais uma oportunidade para estudantes que apresentaram dificuldades e tiveram baixo desempenho no semestre. O objetivo é garantir a aprendizagem das disciplinas nos anos e séries adequados e evitar o acúmulo de defasagens no próximo ano letivo. Aqueles alunos que, porventura, queiram melhorar as notas também podem fazer as provas e serão beneficiados com as atualizações do boletim escolar”, explica Renato Feder, secretário da Educação de São Paulo.
Os exames serão aplicados durante o horário de aulas. As escolas têm autonomia para decidir os dias das provas de cada disciplina – no dia 2 ou 3. Caso haja necessidade, a Seduc-SP definiu para 4 de dezembro a repescagem da recuperação.