Terça, 25 de Novembro de 2025
15°C 25°C
São Paulo, SP

Corrida da Cidadania reúne 2 mil participantes e premia vencedores

Atividade física, solidariedade e história política do Espírito Santo: essa conexão deu o tom da Corrida da Cidadania, realizada nesse domingo (23)...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
24/11/2025 às 21h52
Corrida da Cidadania reúne 2 mil participantes e premia vencedores
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Atividade física, solidariedade e história política do Espírito Santo: essa conexão deu o tom da Corrida da Cidadania, realizada nesse domingo (23), com patrocínio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC). A corrida contou com cerca de 2 mil participantes e foram definidos os vencedores das categorias masculino e feminino, Pessoa com Deficiência (PCD), Universitário e Geral.

O evento fez parte das comemorações finais dos 190 anos Assembleia Legislativa (Ales). Os participantes puderam optar por dois percursos, de 5 ou de 10 quilômetros.

Veja as fotos da Corrida da Cidadania

Antes das 6 horas da manhã, já havia concentração de atletas no entorno da Ales, na Enseada do Suá, em Vitória, local de largada e chegada da corrida. A competição teve início às 6h30, com a largada dos competidores na categoria PCD. Minutos depois, foi a vez das demais categorias iniciarem os percursos.

Dezoito minutos após a largada, o primeiro corredor cruzou a linha de chegada. Foi Marcos Vinicius Dutra, de 37 anos, com o tempo exato de 18mim17s. Dutra participou na categoria geral masculina, correndo 5 quilômetros.

Dutra contou que não esperava o primeiro lugar e falou da sua história de superação, alcançada por meio do esporte: “Eu corro há seis anos e é para mim mesmo, porque eu queria me superar, superar a mim mesmo, fugindo do alcoolismo. E, correndo só por correr, graças a Deus, fui me apaixonando por esse esporte maravilhoso, que salva vidas (...) Correr é superação, não é só um esporte para mim”, relatou o corredor.

Na categoria geral feminina, para 5 quilômetros, a vencedora foi Cristina Vasconcelos Honorato, de 40 anos, com o tempo de 22mim08s, apenas quatro minutos a mais do que o vencedor entre os homens.

Já o vencedor na categoria geral masculina, no percurso de 10 quilômetros, foi Gustavo Vicente Teixeira, de 21 anos, com tempo de 37mim22s. Entre as mulheres, na mesma categoria, a vencedora foi Dyana Piva Tavares, 37 anos, com tempo de 47mim22s.

Entre os participantes PCD, os vencedores foram André Luiz Barbosa Dantas, 32 anos, com 23mim01s, e Jéssica Pereira dos Santos, 33 anos, com tempo de 24mim26s, ambos no trajeto de 5 quilômetros. No percurso de 10 quilômetros, entre os PCD, só houve mulheres competindo, e o melhor tempo foi de Elizangila Francisco Louzada, 50 anos, que completou a corrida em 46mim54s.

Ação beneficente

A Corrida da Cidadania teve inscrição gratuita, mas, como é uma atividade beneficente, os participantes fizeram a doação de kits de higiene ou fraldas geriátricas. Todo o material arrecadado será destinado ao Asilo dos Idosos de Vitória e ao Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado (Avedalma), em Cariacica.

Depois de completarem a corrida, todos que quiseram tiveram direito à massagem, além de um lanche leve e com líquidos reforçados, para garantir a hidratação. Também teve música no palco montado na estrutura do Parlatório da Assembleia. No local, também foram feitas as entregas dos prêmios aos vencedores. O evento acabou pouco depois das 9 horas da manhã.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.