Sábado, 27 de Dezembro de 2025
22°C 37°C
São Paulo, SP

Corpo de Bombeiros abre consulta pública para normas sobre abastecimento de veículos elétricos

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) publicou a minuta da Norma Técnica nº 23, que vai reunir as exigências e os parâmetros de se...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
27/11/2025 às 23h42
Corpo de Bombeiros abre consulta pública para normas sobre abastecimento de veículos elétricos
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) publicou a minuta da Norma Técnica nº 23, que vai reunir as exigências e os parâmetros de segurança contra incêndio e pânico para Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE), e abriu Consulta Pública para a contribuição popular.

Os interessados podem acessar o documento no banner localizado no topo do Site da Corporação:  www.cb.es.gov.br . A população pode contribuir com sugestões para a melhoria da redação até 14 de janeiro de 2026, enviando para o e-mail  cat.consultapublica@bombeiros.es.gov.br .

A minuta da Norma Técnica é o resultado de um trabalho realizado a muitas mãos, com a contribuição dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. Em agosto, o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM/LIGABOM) publicou a Diretriz Nacional sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE).

Com base na Diretriz, cada Estado está desenvolvendo legislação própria para orientar a instalação dos eletropostos, bem como estabelecer as normas de segurança para essas instalações. O Espírito Santo participou da construção da Diretriz, por meio de uma Comissão Estadual de Eletromobilidade e Segurança Contra Incêndios, cujo presidente é o subcomandante-geral do CBMES, coronel Andrison Cosme.

A Diretriz nacional foi apresentada a instituições ligadas ao tema em setembro, resultando na redação da minuta que, atualmente, está em Consulta Pública. “Após o término do prazo da Consulta Pública, faremos a revisão das sugestões e atualização do texto. Em seguida, apresentaremos a versão final e prosseguiremos com a publicação da Norma Técnica”, explicou o coronel Cosme.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.