
Ensinar matemática de um jeito divertido, por meio de jogos pedagógicos, metas, rankings e recompensas: este é um dos objetivos da plataforma Matific, que passa a integrar o conjunto de recursos disponíveis aos educadores da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto.
A plataforma “gamifica” o ensino da matemática, ou seja: usa elementos, mecânicas e dinâmicas de jogos para aumentar o envolvimento, a motivação e a participação dos estudantes. A ferramenta ainda fornece aos educadores maneiras de acompanhar a evolução dos alunos. O sistema está disponível para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A implementação da Matific começou em setembro de 2025, quando o Governo do Estado anunciou a expansão da plataforma para os municípios paulistas que aderiram ao material didático Currículo em Ação, que é parte do programa Alfabetiza Juntos SP. A Secretaria Municipal de Educação, então, firmou o convênio para utilizar a plataforma. Não há custos para o município.
A partir de outubro, teve início o treinamento da equipe técnica de Rio Preto, composta pela formadora municipal Fernanda Barros Pádua Nardoni, a responsável técnica Cláudia Saiury Kimoto e a articuladora Joana Inês Novaes. Em novembro, foi a vez de levar a formação a diretores, coordenadores pedagógicos e professores.
Na etapa final da implementação, as escolas tiveram autonomia para organizar o “Dia M” ou a “Semana M”, momento dedicado à apresentação da plataforma aos estudantes, a fim de garantir que todos tivessem ao menos um primeiro contato com o sistema Matific ainda em 2025. O acesso permanece disponível inclusive durante as férias.
Com cerca de 21 mil alunos e 610 professores já cadastrados, a plataforma está pronta para ser usada como recurso pedagógico desde o primeiro dia de aula de 2026.
Presente em mais de 70 países, a Matific é uma plataforma digital de matemática que utiliza jogos pedagógicos para apoiar o desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais. No Brasil, é adotada por mais de 18 mil escolas, oferecendo atividades gamificadas com desafios, recompensas, rankings e narrativas. Mais de 260 milhões de atividades já foram realizadas na ferramenta, que também auxilia professores no planejamento e no acompanhamento da evolução das turmas.
Em setembro de 2025, a Secretaria da Educação do Estado anunciou a ampliação da Matific para municípios paulistas como parte do Alfabetiza Juntos SP, programa estadual que visa alfabetizar as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A medida contemplou 275 cidades que manifestaram interesse na parceria. Na rede estadual, mais de 1,8 milhão de estudantes e 30,8 mil professores utilizam a plataforma, que registrou 111 milhões de atividades concluídas apenas em 2025.
























