
O Semae realizou, nesta terça-feira (11/11), uma reunião com representantes da empresa Necta Gás Natural. O encontro contou com a presença do assessor-chefe de Gabinete, Estevan Pietro, dos diretores Ibrahim Karam, André Camargo, Eduardo Yamanaka e Ricardo Nonato, além de servidores do Departamento de Planejamento e Obras.
O objetivo é intensificar ações para reduzir custos e ampliar a eficiência energética, com foco no aproveitamento de biogás e no uso do lodo gerado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com altos custos de energia e de destinação do lodo para aterro adequado, a autarquia encontra-se em um cenário que reforça a urgência por soluções próprias de geração de energia e reaproveitamento dos resíduos.
A autarquia busca referência em modelos eficientes e fortalece o diálogo com empresas do setor de gás para reduzir custos, além de ampliar a articulação com a Prefeitura e órgãos ambientais, como a CETESB. “Temos limitações estruturais, mas também desafios grandiosos, enfrentados com excelência pelos profissionais”, afirma o Assessor Estevan Pietro.
Orientando suas ações para o biogás, biometano e no aproveitamento energético do lodo, o SeMAE avança em um plano robusto para sustentar sua operação com menor custo e maior autonomia.
Com esta solução energética, o município de Rio Preto reforça o compromisso de cidade moderna com incentivo ao uso de energia limpa.