Quinta, 13 de Novembro de 2025
19°C 25°C
São Paulo, SP

Banda Sinfônica da PM será destaque na abertura dos Encantos de Natal

Apresentação reunirá músicas populares e eruditas na chegada do Papai Noel e no acendimento das luzes

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
12/11/2025 às 10h28
Banda Sinfônica da PM será destaque na abertura dos Encantos de Natal
Comunicação Social

Rio Preto entra oficialmente no clima natalino na próxima sexta-feira, 14 de novembro, com a abertura dos Encantos de Natal 2025. A noite será marcada pela apresentação da Banda Sinfônica do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Anfiteatro da Represa (Lago 1).

O repertório trará músicas populares e eruditas, prometendo emocionar o público. “É, sem dúvida, uma apresentação emocionante, para ficar na memória e nos corações das famílias que comparecerem ao lançamento do nosso Natal”, afirma o secretário de Cultura, Robson Vicente.

A Banda Sinfônica é regida pelo maestro titular, Major músico PM Jássen Feliciano, com apoio do maestro assistente, Subtenente PM Jeimis Henrique Mota Alvarenga.

O evento começa às 18h, com a apresentação do Coral Centro Musical Cristina Amaral, em palco montado na avenida Duque de Caxias, no aterro ao lado do viaduto Abreu Sodré (na lateral esquerda do Clube do Lago).

Confira a programação completa

“Será uma noite mágica, que Rio Preto nunca viu. A banda, o Papai Noel, os personagens de Natal, as luzes, o coral e até a entrega da Capivara Gigante. É uma programação muito especial e totalmente gratuita”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Mario Welber.

Banda PM Natal (10).JPGBanda PM Natal (11).JPGBanda PM Natal (12).JPGBanda PM Natal (1).JPGBanda PM Natal (2).JPGBanda PM Natal (3).JPGBanda PM Natal (4).JPGBanda PM Natal (5).JPGBanda PM Natal (6).JPGBanda PM Natal (7).JPGBanda PM Natal (8).JPGBanda PM Natal (9).JPG

Tradição e excelência

Há mais de 160 anos, uma melodia ecoa pelas ruas de São Paulo. Um som que atravessa gerações, levando não apenas notas musicais, mas também cultura, união e emoção.

Em 7 de abril de 1857, por meio da Lei nº 575 da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Com um primeiro-sargento mestre e apenas 17 músicos soldados, sua missão era servir prontamente às ordens do Presidente da Província de São Paulo (Governador do Estado).

Ao longo dos anos, o Corpo Musical cresceu e se fortaleceu. Em 1899, sua formação foi ampliada para 60 músicos e, em 1901, já contava com 90, consolidando seu papel essencial no desenvolvimento cultural da cidade de São Paulo.

Além das solenidades militares, a Banda expandiu sua atuação, levando música à população, participando de grandes inaugurações e estando presente nos momentos mais marcantes da história de São Paulo e do Brasil.

Atualmente, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo é formado por uma Banda Sinfônica, duas Seções de Banda, uma Jazz Band, um Coro Masculino, uma Camerata e outros grupos (para melhor adequação aos evento, podendo se subdividirem). Seu trabalho vai além da música, tornando-se um poderoso instrumento de integração social.

Com um profundo compromisso com a comunidade, o Corpo Musical realiza anualmente quase 1.000 apresentações, levando cultura, entretenimento e uma mensagem de segurança e acolhimento. Em hospitais, casas de repouso, orfanatos, escolas e creches, o som da música cria um laço de união e carinho, proporcionando momentos de descontração e reforçando a filosofia de Polícia Comunitária.

Mais do que entreter e educar, o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo é um símbolo de tradição, disciplina e comprometimento. Seus músicos vão além da execução de notas; eles levam cultura, emoção e entretenimento à população.Com quase meio milhão de pessoas atingidas anualmente, cada nota, cada acorde ecoa a missão de levar mais que música. Levar alegria, emoção e cultura, à sociedade paulista.

O Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo é mais que uma banda; é um elo entre a Polícia e a comunidade, onde a música se torna a linguagem universal que aproxima e emociona.

Fotos:Assessoria de Comunicação/Polícia Militar do Estado de São Paulo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.