
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Rio Preto, liderada pela secretária da pasta, Sandra Reis, visitou nesta quarta-feira, 12 de novembro, o Memorial da América Latina, em São Paulo, onde está sendo implantado um novo serviço voltado ao acolhimento de pessoas em situação de rua, com foco em migrantes e imigrantes.
Acompanharam a secretária as servidoras Laura Luizon Padilha Borges – do departamento administrativo e de execução orçamentária –, Ana Augusta Silva de Oliveira e Vanessa Gimenez Ferreira – ambas do departamento de vigilância socioassistencial.
De acordo com Sandra Reis, o espaço, tradicionalmente voltado à realização de eventos, está sendo reconfigurado para oferecer serviços permanentes de acolhimento e apoio à população migrante. “Eles estão transformando o Memorial em um espaço de serviços, com foco em imigrantes. Lá funciona um serviço ligado ao Governo do Estado que oferece suporte em documentação, regularização migratória e empregabilidade”, explicou.
Segundo a secretária, a visita resultou em um protocolo de intenções para parceria de troca de experiências e integração de ações. “O objetivo é trazer esse modelo de atendimento para Rio Preto, por meio da Casa do Caminho, antigo albergue noturno. É um projeto que busca preservar a dignidade das pessoas, acolhendo-as antes que cheguem à situação de rua. A ideia é se antecipar a esse processo”, concluiu.